20 agosto 2014

Medo do desconhecido: Documentário sobre H.P. Lovecraft

"A emoção mais antiga e mais forte da humanidade é o medo, e o mais antigo e mais forte de todos os medos é o medo do desconhecido."



Aproveitei que hoje é o aniversário desse gênio criativo, para falar um pouco sobre um documentário que vi recentemente sobre a vida e obra dele.

Quem nunca leu nada de terror, mas vive neste século em qualquer lugar com televisão e internet, já ouviu falar de alguns nomes repetidamente, como Edgar Allan Poe, Stephen King, Bram Stoker, H.P. Lovecraft, entre inúmeros outros. É possível até que já tenha se deparado com algum produto, seja ele um filme, game, HQ ou músicas inspiradas em seus trabalhos, sem sequer imaginar a origem.

Sempre ouvia falar de H.P. Lovecraft, mas pouco conhecia de sua vida e sua obra, exceto que ele era o pai do chamado terror cósmico, o famoso criador dos Mitos de Cthulhu. O documentário Fear of the Unknown (2008), foi de grande ajuda para que eu entendesse, principalmente, qual a ordem das histórias que ele escreveu, considerando que, assim como Stephen King, é possível encontrar ambientações e personagens parecidos de conto pra conto.

Com a participação de personalidades como Guillermo Del Toro, Neil Gaiman, Peter Straub e outros, o documentário fala desde sua conturbada infância, sua vida reclusa, suas influências e em seus trabalhos mais conhecidos. No entanto, pode ser um pouco superficial para quem já conhece a vida e a obra de Lovecraft.

Embora considerado um cara esquisito, além de xenófobo e racista, o que mais me interessa em Lovecraft é sua mente incrivelmente imaginativa, capaz de construir uma mitologia que hoje, mais de 100 anos depois de seu nascimento, é idolatrada por diversas pessoas ao redor do mundo.

Para ver o documentário, clique no vídeo abaixo:



O site Literatortura escreveu um breve, mas ótimo artigo sobre Lovecraft, e caso tenha interesse em ler, é só clicar aqui.

Até a próxima!

3 comentários:

  1. Lovecraft é de longe mais do que um ícone, é notável olhar nas entrelinhas das obras, sempre traz algo mais. O post ficou ótimo e a indicação do Literatortura é muito válida *-*

    xoxoxo
    =]

    ResponderExcluir
  2. ah, qnd der, vou assistir esse doc dele :D

    ResponderExcluir

Infelizmente o sistema de comentários do Blogger não é dos melhores, no entanto, eu sempre respondo, e vou adorar saber sua opinião sobre o assunto do post. Para ver minha resposta clique em "notifique-me".

Obrigada!