11 janeiro 2014

Aprendendo caligrafia



Ser autodidata é ao mesmo tempo uma alegria e um sofrimento. Principalmente quando as coisas que se deseja aprender são de difícil acesso, como falar latim ou aprender caligrafia.

Apesar dos computadores terem dominado minha vida desde a adolescência, eu sempre gostei de escrever à mão. Principalmente cartas, atividade que ainda faço com prazer (me escreva!). E percebi que, apesar de gostar da minha letra, eu queria aprender a fazê-la mais bonita. Caligrafia, de fato, é isto: a arte da bela escrita.

Onde moro até o momento não encontrei qualquer curso a respeito, então o próximo passo óbvio é usar minhas habilidades autodidatas para aprender sozinha. E, felizmente, consegui até agora encontrar um bom material didático na internet a respeito do tema.

Tendo comprado já papel, tinta e pena, comecei esta semana a praticar e, diferentemente das inúmeras outras coisas que gosto e logo desgosto, parece que a cada dia fico mais animada. Então pensei: já que não encontrei em português nenhum material pra iniciante, por que não compartilhar aqui as coisas que vou aprendendo?

Decidi criar a tag "aprendendo caligrafia", para quem se interessar sobre o tema. Vou postar teoria e prática e disponibilizar material didático que encontrar, assim quem quiser aprende comigo!

Fiquem de olho no blog e na tag, logo volto com novidades.

Anna

13 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu mudei lá pelos 13 porque queria ter a letra igual a da minha irmã... hahaha. E consegui, até hoje consigo fazer igual. Mas meu foco vai ser mesmo caligrafia moderna, pra escrever quotes, poesias, talvez algo voltado para design também.

      Pretendo postar algo já essa semana!
      Beijos!

      Excluir
  2. Poxa Anna, atualizei a página aqui e vi que o comentário tinha repetido. Quando fui deletar, vi que deletou tudo =/ Poxa vida...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puts, eu tinha deletado 2 dos 3 e respondi o remanescente. Que será que aconteceu? :(

      Excluir
  3. Ah, que legal Anna! Não gosto muito da minha letra, mas né, estou querendo melhorar ela!!! Também adoro escrever, vez ou outra pego alguma coisinha pra escrever, uma crônica ou algum conto que eu mesma faço... E cartas também, amo cartas. Vou anotar seu endereço e agora (já que estou com mais tempo) vou lhe escrever, ok? Hahha!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Júlia! Fica de olho aqui no post pra acompanhar minhas peripécias (já tenho cada coisa engraçada pra contar, que só vendo, hahaha).
      Quer dizer que você escreve? Publica isso em algum lugar? Me manda o link, adoro ver a criação alheia (eu também escrevo algumas besteiras...).

      Vou adorar receber cartinha sua, de verdade! <3

      Excluir
  4. Mas veja só! Amei a ideia dos posts, Anna. Já elogiei seus trabalhos lá no facebook, mas vale registrar aqui também: você é muito talentosa, aquele poema do Kafka ficou lindo, lindo, lindo e o estilo combinou muito com o poema em si. Já te falei que qualquer hora vou pedir pra escrever minha frase linda do Gaiman pra tatuagem ♥

    Beijo gigaaaaaaante!

    Raquel
    www.pipocamusical.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos ver se eu vou conseguir fazer a coisa ficar didática né? Já estou terminando as fotos pro primeiro post, vai pro ar no fim de semana!

      Agora fiquei curiosa, qual a frase do Gaiman você quer tatuar? (Gaiman é meu 3º autor preferido, depois de Poe e King) :)

      Excluir
  5. Eu também adoro caligrafia! Escrever me encanta, tanto pelas palavras quanto pela letra.
    Seu blog é lindo, virei sempre aqui.

    Beijos!
    http://www.triboalternativa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol! Obrigada por comentar!
      Estou tentando planejar posts desta tag pra logo, mas estive de cama e vai acabar demorando um pouquinho...

      Um beijo!

      Excluir
  6. Respostas
    1. Fantástico! Também sou muuuuito autodidata hehe e estou no momento estudando caligrafia, mas achei a sua ideia de compartilhar a evolução muito legal ^^ Quero ver o que vem pela frente, aguardo mais novidades ^^

      Lindo blog, virando frequentador em 3... 2... 1... :))

      bjbj

      http://umgoledeutopia.blogspot.com.br

      Excluir
  7. Sempre achei essa arte linda também. Adorava escrever, mas hoje sinto dores. Eu acho que não tenho uma caligrafia só minha, cada vez escrevo de um jeito. Consigo imitar a letra dos outros só olhando a forma como se segura na caneta :p

    ResponderExcluir

Infelizmente o sistema de comentários do Blogger não é dos melhores, no entanto, eu sempre respondo, e vou adorar saber sua opinião sobre o assunto do post. Para ver minha resposta clique em "notifique-me".

Obrigada!