04 junho 2012

Coraline



Coraline, adaptação para o livro homônimo de Neil Gaiman, conta a história de Coraline Jones, uma menina bem esperta que se muda com seus pais para uma casa enorme e um pouco isolada, e tem vizinhos que nunca acertam seu nome mas que gostam dela e de seu jeito exploradora.

Coraline (e não Caroline!) não tem muita atenção dos pais, pois eles vivem ocupados, e por estar constantemente entediada sai por aí para "explorar". Em suas andanças, descobre uma portinha na sala de visitas, que leva a um mundo paralelo que parece muito com o seu próprio mundo, mas bem melhor. Lá seus "outros" pais sempre fazem tudo para agradá-la e seu quarto é cheio de brinquedos. Mas todos nesse outro mundo (inclusive seus vizinhos) têm botões no lugar dos olhos, e por trás de todas as maravilhas, existe um plano maligno do qual ela precisa escapar.

Uma coisa que achei estranha é que, na adaptação para o cinema, o diretor Henry Selick (o mesmo de Nightmare Before Christmas) adicionou um personagem importante que não existe no livro: Wybie, um garoto que Coraline não gosta a princípio, mas que se torna um grande aliado e amigo. Foi uma adição inteligente e não achei que ficou ruim ou que tenha "corrompido" a adaptação. Segundo vi no IMDB, ele foi criado para que a Coraline não precisasse falar sozinha. O filme foi comparado com Alice no País das Maravilhas, pelo fato de haver uma "porta" que leva a outro mundo e do gato que aparece e some de repente.

Tive que comprar, né? :) 

O filme foi indicado ao Oscar de melhor animação, e ganhou vários prêmios. Muita gente pensa que o diretor foi Tim Burton, e o mesmo acontece quando falam sobre "O Estranho Mundo de Jack", outro filme dirigido por Selick. Foi o mais longo filme de stop-motion já feito até agora, com 1:40h de duração, filmados por 18 meses e com 2 anos de pré-produção. Embora seja uma animação, esse filme é assustador e pode ser bastante forte pra crianças.

Vou colocar aqui um vídeo que conta detalhes sobre a produção do filme, é de arrepiar a quantidade (e tamanho) dos sets e dos personagens, e só de ver o vídeo, dá vontade de colocar o DVD pra rodar novamente (cara, as árvores feitas de pipoca são de derreter qualquer coração): O site IMDB tem uma lista imensa de curiosidades e easter-eggs sobre o filme, mas só recomendo pra quem já assistiu, se não acaba com a graça. Para ver, clique aqui (em inglês).


2 comentários:

  1. Foi o primeiro livro de "terror" que eu li, Na época eu fiquei apavorado com a história, O filme eu também vi e gostei bastante, apesar do amiguinho que aparece. Mas como você disse, até que ficou legal, porque fica chato a pessoa ficar conversando sozinha. Você ficou sabendo da possível adaptação de Sandman pro cinema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou sim, parece que vai ser produzido pelo Joseph Gordon-Levitt. Eu gosto dele como ator mas não sei se ele tem os "barangandãns" pra produzir um filme desse calibre, em que a possibilidade de dar errado é IMENSA e ainda por cima tem uma legião de fãs que pode ficar extremamente chateada.

      Mas enfim, esperemos!

      Excluir

Infelizmente o sistema de comentários do Blogger não é dos melhores, no entanto, eu sempre respondo, e vou adorar saber sua opinião sobre o assunto do post. Para ver minha resposta clique em "notifique-me".

Obrigada!