07 fevereiro 2012

Historietas assombradas (para crianças malcriadas)

Conheço o trabalho de Victor-Hugo Borges já tem algum tempo, quando era leitora assídua do extinto Carcasse. Já havia visto algumas de suas ilustrações, que aliás me lembram muito o trabalho de Edward Gorey, até que ele lançou um curta, chamado Historietas Assombradas Para Crianças Malcriadas. 

A história é sobre Gracinha, uma menina muito levada que não quer dormir por nada no mundo, e pede que a Vó-Vovó conte uma história - mas tem que ser uma que dê medo. A Vó-Vovó então começa a inventar histórias que a princípio não assustam a netinha nem um pouco. Até que o livro de receitas que ela tem nas mãos se transforma em um livro com histórias macabras.

~Clique para ver o curta~













A animação, que possui referências de Tim Burton a Neil Gaiman, foi premiadíssima e é um dos 5 curtas produzidos por ele. O cenário do curta, que é a coisa mais linda desse mundo, foi feito em parte pela artista Fabiana Fukui, e não é lindo? 

Foi então que, pelo Twitter, vi que O Victor-Hugo iria lançar um livro infantil inspirado no curta. Aproveitando a viagem de um amigo pra São Paulo, pedi para que ele trouxesse um exemplar e what a delight! O livro é fantástico! Cuidadosamente escrito e ilustrado, o Historietas é um livro que indico para crianças e adultos! Primeiro, porque ele faz um resgate muito interessante ao folclore brasileiro, contando três histórias de personagens: Boitatá, Corpo Seco e Jurupari. Segundo, porque relembra uma ação que é cada vez menos vista atualmente: histórias oralizadas. Quando era criança, meus irmãos me contavam cada história de terror, que era um susto atrás do outro. Hoje em dia é difícil ver pais e avós sentando na beira da cama pra contar histórias. Talvez por lembrar a minha infância, gostei tanto desse livro.

Alguns detalhes do livro:
 



Ele tem pra vender na Livraria Cultura, mas no momento em que escrevo este post, ele está em promoção na Americanas por R$ 27,89. Clique aqui

3 comentários:

  1. Taí um ótimo presente de niver para a Moniquita!!! :D
    Se na semana que vem ainda estiver em promoção, esse será o presente dela, junto com o livro das princesas que a Mi indicou. :)
    Adorei Anna!!!

    ResponderExcluir
  2. Ótima resenha desse livro, já fiquei com muita vontade de ler.Gosto muito de quê de 'macabro' e ainda mais sendo infantil. Pretendo ler muitos assim para a minha Luna :)
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que sua filhota ainda é muito pequena pra esse tipo de livro, mas compensa muito ir comprando pra fazer a biblioteca trevosa dela. :)

      Excluir

Infelizmente o sistema de comentários do Blogger não é dos melhores, no entanto, eu sempre respondo, e vou adorar saber sua opinião sobre o assunto do post. Para ver minha resposta clique em "notifique-me".

Obrigada!